quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Livro da Semana: "O Principezinho", de Antoine Saint-Exupéry

Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou a leitura com apoio do professor ou dos pais.

Antoine de Saint-Exupéry publicou pela primeira vez «O Principezinho» em 1943, quando recuperava de ferimentos de guerra em Nova Iorque, um ano antes do seu avião Lockheed P-38 ter sido dado como desaparecido sobre o Mar Mediterrâneo, durante uma missão de reconhecimento. Mais de meio século depois, a sua fábula sobre o amor e a solidão não perdeu nenhuma da sua força, muito pelo contrário: este livro que se transformou numa das obras mais amadas e admiradas do nosso tempo, é na verdade de alcance intemporal, podendo ser inspirador para leitores de todas as idades e de todas as culturas.O narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um belo dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha. Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça - a mais de mil milhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida - pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direcções. «O Principezinho» conta a sua viagem de planeta em planeta, cada um sendo um pequeno mundo povoado com um único adulto. Esta maravilhosa sequência criativa evoca não apenas os grandes contos de fadas de todos os tempos, como também o extravagante «Cidades Invisíveis» de Ítalo Calvino. Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida.

Autor da Semana: J.K. Rowling

Joanne Rowling, conhecida como J. K. Rowling, nasceu em Yate, Gloucestershire do Sul, a 31 de Julho de 1965. É uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados com Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como "O Vento nos Salgueiros" e "O Cavalinho Branco". Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.


Famosa por escrever em bares, com a filha ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora , passando-se longos anos até que o "Harry Potter e a Pedra Filosofal" chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Desde então, J.K.Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.




Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Fórmula de Deus, de José Rodrigues dos Santos

Sinopse: Nas escadarias do Museu Egípcio em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho título e um poema enigmático. O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albert Einstein, um achado que o conduz ao maior de todos os mistérios: a prova científica da existência de Deus. Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos. Baseada nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, A Fórmula de Deus transporta-nos numa surpreendente viagem até às origens do tempo, à essência do universo e o sentido da vida.


Sem dúvida, uma obra surpreendente. Principalmente para pessoas a quem a questão da existência ou não de Deus não é indiferente. É um romance rico em conteúdos da física, matemática, alguma religião e uma pitada de romance. Através da personagem de Tomás Noronha, José Rodrigues dos Santos facilita a compreensão dos teoremas físicos e matemáticos que se afiguram ao longo da história, uma vez que este pensa como muitos de nós, leigos perante estas matérias.
Este livro deixou-me a pensar na possível veracidade da existência de Deus, uma vez que são descritas demasiadas coincidências que nos levam a acreditar que talvez a Bíblia encerre muitos factos científicos por trás das suas metáforas. Não um Deus como é caracterizado directamente na Bíblia, envolto em compaixão e protecção, mas sim como algo que está em tudo o que nos rodeia.
Algo que também me deixou a pensar foi no facto de ser afirmado, ao longo da obra, que tudo está predeterminado desde o início do universo (o Big Bang): o passado, o presente e o futuro de cada um, e também como será o futuro do próprio universo.

Recomendo, sem dúvida alguma, até porque a forma como está escrita a história faz com que o final de cada capítulo nos leve a ler sempre o próximo, deixando-nos completamente viciados. Não há momento algum em que a história se torne enfadonha, a meu ver.


Ana

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

De férias...


O blog do Projecto /Lê/ tem estado um pouco desactualizado devido às férias de Carnaval. Em breve regressaremos.

Esperamos que tenham tido um excelente e divertido carnaval, para os que gostam, e um bom descanso para os que não vivem muito esta época festiva.


Boas leituras!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Prémio "Blog de Ouro"


O Projecto /Lê/ agradece ao blog Palavras Partilhadas por mais este prémio!

As regras são as seguintes:
- Copiar o selo e colocar no blog;
- Fazer referência ao nome de quem atribuiu o prémio e publicar o respectivo link;
- Premiar seis blogs que sejam uma inspiração para si;
- Deixar um comentários nos blogs escolhidos para que saibam que foram premiados.

Assim, os blogs escolhidos são:



Boas leituras!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Diário da tua ausência, de Margarida Rebelo Pinto

Sinopse: Uma carta de amor apaixonada e comovente que ensina os homens a acreditar no amor das mulheres.

Para românticas como eu, este livro é uma verdadeira delícia, pois conseguimos identificar-nos totalmente com a autora. Os seus sentimentos são os nossos sentimentos e parece que são as nossas emoções e dúvidas que estão a ser relatadas.

É uma história que nos mostra que quando amamos alguém somos capazes de esperar infinitamente por essa pessoa e que o amor verdadeiro ainda existe.

Recomento a todas as pessoas que acreditam no amor.


Margarida

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

"The Curious Case of Benjamin Button", de F. Scott Fitzgerald

Sinopse: Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior no fim. Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o «pequeno» Benjamin vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos… O Estranho Caso de Benjamin Button inspirou uma adaptação ao grande ecrã.

«The Curious Case of Benjamin Button» é, sem dúvida, um livro que marca pela surrealidade. A história de um menino que nasce velho e vai rejuvenescendo com o passar do tempo obriga-nos a pensar e a aproveitar cada momento nas nossas vidas. Quase que poderia ser uma história para grandes e pequenos, cada um iria tirar a sua interpretação, à semelhança de «O Principezinho», de Saint-Exupéry. Além do livro, vi também o filme. Gostei mais do filme. Penso que foi feita uma grande adaptação, que tornou a história ainda mais aliciante, sem tirar o ponto fulcral.


Ainda assim, recomento vivamente a leitura deste conto.



João

Book crossing

Hoje libertámos os primeiros livros na rede Book Crossing, na nossa escola! Agora esperamos que os alunos, professores e funcionários adiram à iniciativa e que em breve vejamos estes livros registados numa outra crossing zone.
Para saber mais sobre o Book Crossing:
Boas leituras!!

Passatempo "Amo-te"

"Hoje é um dia especial?
A teu lado todos os dias são únicos,
todos têm a magia que tornam os momentos inesquecíveis
e as pessoas eternas.

Podias ser o sol que ilumina os meus dias.
Podias ser a lua que me banha à noite.
As estrelas que me contemplam
ou o firmamento em que descanso.

Podias ser a água que me refresca
A natureza que cresce em meu redor
O vento que envolve os meus cabelos
Ou o fogo da paixão que me consome.

Podias ser as palavras que escrevo
Podias ser os sonhos que construo
As conquistas que obtenho
Ou os tesouros que possuo.

Podias ser a cor dos meus cabelos
O brilho (verde ou azul?) dos meus olhos
Podias ser a suavidade da minha pele
O aroma do meu corpo.

Podias ser tudo isso e muito mais
Que não me cansaria de te olhar
De tocar-te, de sentir-te...
bem junto a mim
naquele momento em que deixamos de ser "eu e tu"
para sermos apenas "nós".

Esse momento em que encontramos a perfeita sintonia
na intensidade de um olhar,
no calor de um abraço infinito
ou na certeza de um beijo profundo.

Para ti... porque és especial."

Vânia Caldeira
http://biblioteca_vania.blogs.sapo.pt/ (Dreamfinder)
Entre as várias participações que tivemos, esta foi a grande vencedora. Parabéns Dreamfinder! O prémio será um pack de livros com os seguintes títulos:
Teia Enganosa, de Glenn Meade
Fim do Inverno, de John Rickards
E porque não eu?, de Anna Healey
Uma Carta de Casa, de Carolyn Hart
Boas leituras!

Livro da Semana: "O Meu Amor Morreu em Bagdade", de Michael Hastings

Uma história de amor que é ao mesmo tempo um relato verídico de um dos períodos mais violentos do conflito no Iraque, que terá parte da receita das vendas revertida a favor da Andi Foundation.

Autor da Semana: Paul Auster

Paul Benjamin Auster nasceu em Newark, a 3 de fevereiro de 1947, e é um escritor norte-americano autor de vários best-sellers como Timbuktu, O Livro das Ilusões, A Noite do Oráculo e A Música do Acaso.

Frequentou a Universidade de Columbia e viveu durante quatro anos em França.

Nos seus livros é evidente a influência cinematográfica norte-americana e as suas histórias desenrolam-se numa sucessão que faz lembrar um thriller, usando igualmente o método da "caixa chinesa", sucessão de histórias no interior umas das outras. A sua obra parece ser mais apreciada na Europa do que no seu país natal.

Actualmente vive em Brooklyn, Nova Iorque.

O último livro que publicou foi o conhecido Homem na Escuridão.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Prémio "Dardos"


"O Prémio Dardos reconhece os valores que cada blogger mostra cada dia no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras."


Possui três regras:
1- Aceitar exibir a imagem;
2- Linkar o blog do qual recebeu o prémio;
3- Escolher 15 blogs para entregar o Prémio Dardos:



O nosso obrigado ao blog "Viajar pela leitura" por este quarto prémio!


Boas leituras!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Passatempo Dia de S. Valentim

Em breve será publicada a declaração vencedora, assim como o prémio, o qual ainda está a ser discutido entre os elementos do grupo.
Boas leituras!

Prémio "Vale a pena acompanhar este blog" - Parte II

Aqui vão as regras do prémio:
- Exibir a imagem;
- Linkar o Blog do qual recebeu o prémio;
- Escolher 15 Blogs para entregar os prémios e avisá-los.


Eis os escolhidos:
Estante de Livros
Floresta das Leituras
Cripta dos Livros
O paraiso é uma espécie de livraria
Bookshelf da Betita
Sombra dos Livros
Biblioteca Porta Aberta
Viajar pela leitura
As minhas leituras
Constelação das Letras
Marcador de Livros
Mil Livros, Um Sonho
Na Companhia dos Livros
Palavras Partilhadas
Vidas Desfolhadas

Boas leituras!!

Prémio "Vale a pena acompanhar este blog"


O Projecto /Lê/ agradece ao blog Na Companhia dos Livros por este 3º prémio. Em breve revelaremos as regras e os nossos 15 blogs escolhidos.


Boas Leituras!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Diário da Nossa Paixão, de Nicholas Sparks

Sinopse: Nicholas Sparks, o jovem autor deste inesperado bestseller, nunca esqueceu o ensinamento que a relação amorosa dos pais da sua mulher, casados há mais de 62 anos, lhe transmitiu - a possibilidade de viver em estado de paixão mesmo depois de vários anos de convívio. Foi por isso que decidiu escrever este comovente romance de amor que acompanha o enamoramento entre um homem e uma mulher, que só no final das suas vidas concretizam uma paixão arrebatadora.

Já tinha visto o filme duas vezes e adorei, então fiquei com curiosidade sobre como seria o livro e com uma expectativa elevada. Certamente existiriam acontecimentos diferentes no livro, não seria exactamente igual ao filme.

De facto confirmou-se a minha expectativa em relação a este romance, no qual existem alguns episódios e esclarecimentos que no filme não são explícitos. Até mesmo factos aos quais não prestamos muita atenção ao vê-los no ecrã, no livro são descritos de uma forma bastante interessante e mostrando ter uma história por trás.

Para quem nunca leu o livro, a história começa com Duke a falar dos seus dias passados num lar de idosos, onde todos os dias lê histórias aos seus companheiros, e em especial a uma senhora, que sofre da doença de Alzheimer, pela qual mostra ter grande afecto. Todos os dias Duke repete a mesma história de amor a esta idosa, sabendo que no dia seguinte ela não se irá lembrar dela, e até mesmo dele próprio. Mas Duke continua, dia após dia, na expectativa que um milagre aconteça, nem que seja por apenas 5 minutos...



Andreia

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Juntos ao Luar, de Nicholas Sparks

Sinopse: Quando pela primeira vez contemplam juntos a noite de lua cheia, John e Savannah sentem a força inequívoca de um amor nascente invadir-lhes os corações jovens e expectantes. Mas a realidade não tarda a impor-se, precipitando uma vaga de acontecimentos que os coloca perante encruzilhadas de vida brutais. As longas separações e o peso quase insuportável da saudade impelem Savannah a tomar uma decisão difícil que irá mudar os seus destinos para sempre… No entanto, será a John que caberá a mais amarga de todas as decisões, aquela que ditará os seus futuros de uma forma irrevogável. Mas por mais dolorosa que seja, a escolha certa torna-se sempre nítida quando sabemos o que significa amar verdadeiramente alguém… Um romance soberbo, que nos traz Nicholas Sparks no seu melhor.




Completamente apaixonante. É uma história de amor que toca a todos os românticos como eu. Foi um livro que me ensinou também que devemos ter paciência com quem nos rodeia, principalmente as pessoas que amamos, pois algum dia, por algum motivo ou de qualquer maneira, podemos perdê-las. O Jonh afastara-se do pai por não ter paciência para as suas constantes conversas sobre moedas, e quando começou a compreendê-lo ele ficou doente, aproximando-se a passos largos da morte.
“O Tim mostrou-me que o amor significa preocuparmo-nos mais com a felicidade da outra pessoa que com a nossa própria felicidade, por muito dolorosas que as opções com que nos deparemos sejam.” Penso que este excerto exprime na perfeição o final da história de Savannah e Jonh, provando-nos que nem sempre as histórias de amor acabam com “viveram felizes para sempre”, o que causa um enorme sentimento de revolta a quem gosta de histórias com finais felizes e as vive intensamente.
Dito isto, está mais que óbvio que recomendo este livro, principalmente aos que gostam de chorar com bons romances.



Ana

Passatempo


Relembramos os nossos visitantes que está a chegar o Dia de S. Valentim e também o final do nosso passatempo dedicado a declarações de amor originais!


Puxem pelas vossas cabecinhas e declarem-se ao amor da vossa vida (pessoas, ipods, cães, ou mesmo o livro da vossa vida!!). Enviem-nos a vossa participação até 14 de Fevereiro para projecto.le@gmail.com




Boas leituras!

Livro da Semana: "Marley & Eu", de John Grogan

Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebés ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoaram pela noite dentro. Conseguiu ainda a "proeza" de encerrar uma praia pública e arranjou um papel numa longa-metragem, através do qual se fartou de "conquistar" corações humanos. A família Grogan aprendeu, na prática, que o amor se manifesta de muitas maneiras... e feitios.



Autor da Semana: António Lobo Antunes

António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, a 1 de Setembro de 1942.

Romancista e cronista, Lobo Antunes é licenciado em Medicina, com especialização em Psiquiatria. Esteve destacado em Angola, entre 1970 e 1973, durante a fase final da Guerra Colonial portuguesa. A sua experiência de guerra inspirou muitos dos seus livros. Regressado a Portugal, trabalhou no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, em Lisboa.


Actualmente vive em Lisboa, dedicando-se em exclusivo à escrita.

Em 2007 foi-lhe atribuído o Prémio Camões, o mais importante galardão literário de língua portuguesa.
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Sorriso das Estrelas, de Nicholas Sparks

Sinopse: Prepare-se para entrar num enredo onde todas as emoções vão estar à flor da pele. Uma aventura de fim-de-semana de uma mulher com 45 anos, divorciada e mãe de três filhos é o cenário do novo livro de Nicholas Sparks. Este segredo escondido durante muitos anos será revelado como exemplo de coragem, numa altura em que a sua filha é arrastada para o alucinante abismo provocado pela morte do marido. Uma prova de que, quando menos se espera, as estrelas voltam a sorrir!

É um livro fascinante que nos ensina que podemos sempre recuperar das desilusões que sofremos, que podemos sempre lutar pela felicidade. Mostra-nos o quanto é importante pensar nos bons momentos para poder superar os maus.


Gostei muito e recomendo-o.


Margarida

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O amor

O Projecto /Lê/ não quis deixar passar em branco esta data tão amorosa que é o Dia de S. Valentim. Assim, sugerimo-vos, tal como fizemos na nossa escola, que se declarem! Mas não é uma declaração qualquer. Puxem pela vossa imaginação, pois vão poder declarar-se não só aos vossos namorados e maridos mas também ao vosso ipod favorito, ao vosso cão, gato, ou mesmo ao vosso livro preferido!
Podem mandar as declarações para projecto.le@gmail.com até dia 13 de Fevereiro e a mais original terá um prémio, no qual ainda estamos a pensar, mas que será certamente do agrado dos nossos ratinhos de biblioteca :P
Boas Leituras!!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Construção da felicidade

Hoje tivemos teste de Português, no qual tivemos que elaborar um texto expositivo-argumentativo acerca da construção da felicidade, um exercício que já esteve incluído num exame nacional.

Assim, lembrámo-nos de sugerir-vos que nos deixem uma pequena reflexão acerca deste tema.

Boas leituras e... sejam felizes!

Prémio "Olha que blog Maneiro!"


O nosso muito obrigado ao blog Viajar pela leitura. Foi o nosso segundo prémio hoje!!

Quanto às regras:
1- Exiba a imagem do selo "Olha que Blog Maneiro"
2- Poste o link do blog que te indicou.
3- Indique 10 blogs de sua preferência.
4- Avise seus indicados.
5- Publique as regras.
6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.
7- Envie uma fotografia sua ou de um amigo para
olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras correctamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.
8- Só é válido caso as regras tenham sido todas cumpridas.

Os nossos 10 nomeados são:


Obrigado e Boas Leituras!!

Troféu "Pedagogia do Afecto"


O Projecto /Lê/ agradece ao blog Sombra dos Livros por nos ter atribuido o troféu "Pedagogia do Afecto".

As regras do concurso são as seguintes:

1 - Recebendo o troféu, ele deve ser oferecido a 10 blogues que tenham compromisso e afecto com a Educação e leituras;
2 - A imagem do selo deve passar a ser exibida permanentemente no blogue;
3 - O nomeado deve colocar um link para o blogue de onde a nomeação foi atribuída;
4 - Nos blogs seleccionados, deve ser deixado um comentário, permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou;
5 - O blogue que receber 5 vezes o troféu “Pedagogia do Afecto” deve ir à página http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/ deixar um comentário com o e-mail, para receber uma nova homenagem.

Assim, os blogs a que atribuimos o troféu são:
Estante de Livros
Floresta das Leituras
Cripta dos Livros
O paraiso é uma espécie de livraria
Bookshelf da Betita
Fascínio das Palavras
Sombra dos Livros
Biblioteca Porta Aberta
Viajar pela leitura
As minhas leituras


Boas leituras!!

Livro da Semana: "Cemitério de Pianos", de José Luís Peixoto

Numa Lisboa sem tempo, entre Benfica e o centro, nascem, vivem, sonham, amam, casam, trabalham e morrem as personagens deste livro. No ventre de uma oficina de carpintaria aninha-se o cemitério de pianos, instrumentos cujo mecanismo, à semelhança dos seres que os rodeiam, não está morto, encontrando-se antes suspenso entre vidas. Exílio voluntário onde se reflecte, se faz amor, lugar de leituras clandestinas, espaço recatado de adúlteros, pátio de brincadeiras infantis e confessionário de mortos, é o espaço onde se encadeiam gerações.

Os narradores – pai e filho –, em tempos diferentes, que se sobrepõem por vezes, desvendam a história da família, numa linguagem intercalada de sombras e luz, de silêncio e riso, de medo e esperança, de culpa e perdão. Contam-nos histórias de amor, urgentes e inevitáveis, pungentes, nas quais se lê abandono, violência doméstica e faltas nem sempre redimidas que, no entanto, acabam por ser resgatadas pelo poder esmagador da ternura e dos afectos. Falam-nos de morte, não para indicar o fim, mas a renovação, o elo entre as gerações e a continuação: o pai – relação entre dois Franciscos, iguais no nome e no destino, por um gerado, do outro genitor – nasce no dia da morte desse primeiro Lázaro; o filho, neto do seu homónimo, morre no dia em que a sua mulher dá à luz.

José Luís Peixoto oferece-nos um texto mágico, no qual se cruzam, numa interacção fluida, diálogos cúmplices com a grande tradição da literatura portuguesa e universal.





Autor da Semana: Luís de Sttau Monteiro


Luís Infante de Lacerda Sttau Monteiro nasceu em Lisboa, a 3 de Abril de 1926 e faleceu em Lisboa, a 23 de Julho de 1993.

Licenciou-se em Direito, que exerceu por um curto período de tempo, dedicando-se depois ao jornalismo. A sua estadia em Inglaterra, durante a juventude, pô-lo em contacto com alguns movimentos de vanguarda da literatura anglo-saxónica. Na sua obra narrativa retrata ironicamente certos estratos da burguesia lisboeta e aspectos da sociedade portuguesa sua contemporânea.


Estreou-se, em 1960, com "Um Homem não Chora", a que se seguiu "Angústia Para o Jantar" (1961), obra que revela alguma influência de escritores ingleses da geração dos angry young men, que o consagrou, e "E Se For Rapariga Chama-se Custódia" (1966). Destacou-se, sobretudo, como dramaturgo, nomeadamente com "Felizmente há Luar!" (1961), peça que, sob influência do teatro de Brecht e recuperando acontecimentos da anterior história portuguesa, procurava fazer uma denúncia da situação sua contemporânea.
Fonte: Wikipédia