sexta-feira, 27 de março de 2009
Férias
quarta-feira, 25 de março de 2009
"Crepúsculo", de Stephenie Meyer
Deixo agora um pequeno excerto:
terça-feira, 24 de março de 2009
Livro da Semana: "O Alquimista", de Paulo Coelho
De tempos a tempos, surge um livro que muda a vida dos seus leitores para sempre. O Alquimista é um desses clássicos modernos, a par de obras como o Principezinho, de Saint-Exupéry, e Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach. Os mais de 500 000 exemplares vendidos em Portugal, e mais de 27 milhões em todo o mundo, firmaram a consagração literária de Paulo Coelho como um dos grandes autores do nosso tempo. Conta a história de Santiago, um pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera - um tesouro enterrado sob as pirâmides. Nesta viagem, conhece uma jovem cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista, que o vão ajudar na sua busca. Ninguém sabe exactamente o que é um tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. O Alquimista recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e ouvir a voz do coração.
Autor da Semana: Margarida Rebelo Pinto
terça-feira, 17 de março de 2009
Livro da Semana: "Homem na Escuridão", de Paul Auster
Autor da Semana: Miguel Sousa Tavares
Filho da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares, começou a sua vida profissional pela advocacia, que abandonou em favor do jornalismo, de onde passa para a escrita literária. Tem uma obra diversificada, essencialmente marcada por crónicas e reportagens, mas fez já outras digressões literárias, nomeadamente com a publicação de um livro infantil, de vários contos e do romance "Equador", um best-seller em Portugal durante 2004 e 2005. Em 2007, publicou seu segundo romance, "Rio das Flores", numa tiragem de 100 mil exemplares.
Colabora actualmente com o jornal "Expresso", com a estação de televisão TVI, onde é comentador. Contribui também, semanalmente, para o jornal "A Bola" onde escreve uma coluna com o nome "Nortada".
Equador, 2003
Anos Perdidos, 2001
Não Te Deixarei Morrer, David Crockett, 2001
Sul, Viagens, 2004 (Edição Ampliada)
O Segredo do Rio, 2004
Um Nómada no Oásis
O Dia dos Prodígios
O Planeta Branco, 2005
Rio das Flores, 2007
quarta-feira, 11 de março de 2009
"Um Homem Com Sorte", de Nicholas Sparks
Logan Thibault partiu em busca da mulher da fotografia, aquela fotografia que lhe tinha salvo a vida no Iraque, mesmo sem saber porquê. Sabia só que era isso que tinha que fazer, porque, na verdade, sentia-se em divida para com aquela misteriosa figura.
Contra todas as expectativas, acabou por encontrá-la, depois de ter percorrido o país de uma costa à outra a pé, apenas com a companhia de Zeus, o seu Pastor-Alemão. Mas acaba por cometer um erro: Thibault não lhe conta o verdadeiro motivo da sua vinda àquela cidade e isso poder-lhe-á ser fatal no desenrolar da história.
Gostei muito deste livro. Faz-nos ver que acreditar é apenas o principio de uma longa jornada a que chamamos vida.
terça-feira, 10 de março de 2009
Livro da Semana: "O Espírito do Amor", de Ben Sherwood
Autor da Semana: Paulo Coelho
Escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da música brasileira, como Elis Regina e Rita Lee.
O seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais, etc.
Em 1982, editou ele mesmo o seu primeiro livro, "Arquivos do Inferno", que não teve qualquer repercussão. Em 1985, participou do livro "O Manual Prático do Vampirismo", que mais tarde mandou recolher, por considerar, segundo suas próprias palavras, ''de má qualidade''.
Em 1986, fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em "O Diário de um Mago". No ano seguinte (1988), publicou "O Alquimista", que - apesar da sua lenta venda inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido de todos os tempos. Outros títulos incluem "Brida" (1990), "As Valkírias" (1992), "Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei" (1994), "O Monte Cinco" (1996), "Veronika decide morrer" (1998), "Onze Minutos" (2003), "O Zahir" (2005), "A Bruxa de Portobello" (2006) e a compilação de textos "Ser como o rio que flui" (2006), que está publicado apenas em alguns países.
Paulo Coelho vendeu, até hoje, um total de 100 milhões de exemplares e, de acordo com a revista americana "Publishing Trends", foi o autor mais vendido do mundo em 2003, com o livro "Onze Minutos" - apesar do livro ainda não ter sido lançado nos Estados Unidos, Japão, e mais dez países (o lançamento ocorreu apenas em 2004).
Paulo Coelho entrou para o Guinness Book of Records como o autor que mais assinou livros em edições diferentes (dia 9 de Outubro 2003, Feira do Livro de Frankfurt). Em Outubro 2008, Paulo entrou pela segunda vez no Guiness Book of Records pelo seu livro "O Alquimista" – livro mais traduzido do mundo.
Uma comunidade norueguesa, Arendal, deu o livro "O Alquimista" a todos os funcionários públicos, como maneira de estimular um novo tipo de pensamento.
O livro "O Alquimista" está adoptado em escolas de mais de trinta países. França, Argentina, México, Espanha, tem edições especiais para alunos.
O seu livro “A Bruxa de de Portobello” resultará num filme que será lançado em 2009.
quarta-feira, 4 de março de 2009
"Morte no Nilo", de Agatha Christie
Livro da Semana: "Expiação", de Ian McEwan
Autor da Semana: Inês Pedrosa
Publicou o seu primeiro texto na revista "Crónica Feminina" a 4 de Setembro de 1975, quando tinha catorze anos. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 1983 começa a trabalhar n'"O Jornal". No ano seguinte é convidada por António Mega Ferreira para desempenhar as funções de redactora no "Jornal de Letras". Integrou a equipa fundadora do semanário "O Independente", então dirigido por Paulo Portas. Colaborou ainda com a "Revista Ler" e com o semanário "Expresso", onde actualmente é colunista. Trabalhou também como tradutora.
Feminista convicta, tomou posição pública a favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez e a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal.
"Uma Promessa de Amor", de Tiago Rebelo
"Marley & Eu", de John Grogan
Apesar de ser "o pior cão do mundo", Marley mostra-nos que os cães também são capazes de sentir, de expressar as suas emoções. A tristeza que sente quando a dona sofre um aborto espontâneo ou o seu medo doentio de tempestades são um bom exemplo disso.
Com o decorrer da história, acho que é impossível não nos apaixonarmos por aquele labrador que mantém sempre essência de cachorrinho irrequieto.
Recomendo a todos os que adoram cães e mesmo aos que não adoram, porque esta não é uma história sobre cães, é uma história sobre lealdade e amor incondicional.