quarta-feira, 3 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO FINAL


A apresentação final foi sempre rodeada de grandes expectativas, não só pela Prof. Dília Fournigault, mas também pelas pessoas que colaboraram connosco, e, principalmente, por nós.

Desde o início do ano, e até um pouco pelas apresentações que vimos no ano passado, sempre idealizámos uma apresentação muito formal, com a mesa comprida, o ramo de flores, as garrafas de água e os convidados especiais, e à medida que o projecto foi crescendo foram também surgindo novas ideias.

A partir do final do 2º Período começámos a contactar escritores como José Luís Peixoto, José Rodrigues dos Santos ou Tiago Rebelo, recebendo sempre resposta negativa. Tivemos a nossa maior esperança no escritor e apresentador de televisão Mário Augusto, o qual se mostrou bastante acessível. Contudo, a sua vinda também não foi possível. Em último caso, recorremos a um escritor não com tanta projecção, mas não com menos valor, até porque era uma pessoa da nossa região, mais propriamente de Ourique. Esse valor foi demonstrado pelo Prof. Vítor Encarnação, que provou ter o dom da palavra, abrindo-se a nós e ao nosso público, contando toda a sua experiência de vida, não só como escritor e professor, mas também como pessoa, o que nos impressionou pela positiva. Acabou até por nos oferecer e autografar alguns livros seus.

Contámos também com a presença da Dra. Cristina Galvão, do projecto “Ler + dá saúde”, do Plano Nacional de Leitura, presença essa que planeámos desde início pela facilidade que havia em contactá-la. A Dra. Cristina mostrou-se igualmente interactiva connosco e com o público, trazendo vários livros para crianças, de modo a mostrar da melhor forma aquilo com que trabalhava e confirmando as nossas pesquisas acerca dos benefícios da leitura, acabando mesmo por nos felicitar pela excelente apresentação, tal como o Prof. Vítor.

A decoração do Centro de Inovação e Aprendizagem consistiu não só na mesa para os convidados, tal como tínhamos imaginado inicialmente, mas também numa exposição com todos os cartazes e material que utilizámos ao longo do ano nas várias actividades e numa edição fictícia do livro “Ler é desbravar florestas de letras”, onde utilizámos a capa do nosso portefólio, proporcionando assim às pessoas uma ficção da edição de um livro. Além disso, a enfermeira Emília Palma, mãe da Andreia, ofereceu-se, gentilmente, para pintar um quadro com a capa do livro, o que fez com que a edição desse se aproximasse ainda mais da realidade.

Foi um dia que exigiu uma grande disponibilidade de todos, uma vez que tivemos que fazer não só a apresentação em power point, elaborada pelo João com a ajuda dos restantes elementos, mas também a exposição, os livros fictícios, os livros que entregámos, assim como toda a decoração da sala.

Ainda assim, depois de todos os elogios que recebemos, depois de todas as palmas que ouvimos das pessoas que estiveram presentes na apresentação e depois das felicitações por parte dos professores, dos convidados, dos colegas e de outros alunos, todo esse trabalho e tempo dispensado para o projecto e para a apresentação foi transformado numa felicidade imensa e num grande sentimento de objectivo cumprido.

E foi assim que terminou o Projecto /Lê/.



Aproveitamos para agradecer a amabilidade da Prof. Sandra Costa relativamente às palavras proferidas no blog BibliotecaPortaberta.












3 comentários:

Alice disse...

Oh, então agora acabou-se? :( agora que nós já gostavamos muito muito de vocês o blog vai acabar? não façam isso....

Isabel Maia disse...

Só tenho a dar-vos os parabéns pelo vosso projecto. É bom saber que ainda há esperança quanto aos hábitos de leitura dos mais jovens. O vosso exemplo devia ser seguido por muito mais gente. Espero que tenham uma nota excelente no final do ano.

Betita disse...

Parabéns!!!
Fizeram um belissimo trabalho!
Agora toca a continuar a ler e a actualizar o blog, ok? E claro, continuar também no Bookcrossing ;)
Bjocas