quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Autor da Semana: José Saramago

José de Sousa Saramago nasceu em Azinhaga, a 16 de Novembro de 1922. É um escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português, galardoado em 1998 com o Nobel da Literatura. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

A vida simples, transcorrida em grande parte em Lisboa, para onde a família se muda em 1924, impede-o de entrar numa universidade, apesar do gosto que demonstra desde cedo pelos estudos. Para garantir o seu sustento, formou-se numa escola técnica. O seu primeiro emprego foi como mecânico de carros. Entretanto, fascinado pelos livros, à noite visitava com grande frequência a Biblioteca Municipal Central - Palácio Galveias na capital portuguesa.

Entre 1995 e 2005, Saramago publicou seis romances, dando início a uma nova fase em que os enredos já não se desenrolam em locais ou épocas determinados e personagens dos anais da história se ausentam: “Ensaio sobre a cegueira”, em 1995, “Todos os nomes”, em 1997, “A caverna”, em 2001, “O homem duplicado”, em 2002, “Ensaio sobre a lucidez”, em 2004, e “As intermitências da morte”, em 2005. Nessa fase, Saramago penetra de maneira mais investigativa os caminhos da sociedade contemporânea.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários: