quarta-feira, 4 de março de 2009

Autor da Semana: Inês Pedrosa

Inês Pedrosa nasceu em Coimbra, a 15 de Agosto de 1962. É uma jornalista e escritora portuguesa.

Publicou o seu primeiro texto na revista "Crónica Feminina" a 4 de Setembro de 1975, quando tinha catorze anos. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 1983 começa a trabalhar n'"O Jornal". No ano seguinte é convidada por António Mega Ferreira para desempenhar as funções de redactora no "Jornal de Letras". Integrou a equipa fundadora do semanário "O Independente", então dirigido por Paulo Portas. Colaborou ainda com a "Revista Ler" e com o semanário "Expresso", onde actualmente é colunista. Trabalhou também como tradutora.

Em 1991 publicou o seu primeiro livro, uma obra de literatura infantil intitulada "Mais Ninguém Tem". No ano seguinte surge o seu primeiro romance, "A Instrução dos Amantes". Foi directora da versão portuguesa da revista "Marie Claire" entre 1993 e 1996.Em 1997 publica "Nas Tuas Mãos", obra vencedora do Prémio Máximo de Literatura.
Em 2005 estreou-se na dramaturgia com 12 mulheres e 1 cadela, cujos textos provêm de dois livros da escritora ("Nas tuas mãos" e "Fica Comigo Esta Noite"), de onde foram adaptadas nove histórias, posteriormente completadas com um texto inédito intitulado "Geração TV". A peça foi encenada por São José Lapa para o Teatro da Trindade.

Feminista convicta, tomou posição pública a favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez e a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal.




Fonte: Wikipédia

Sem comentários: