quarta-feira, 4 de março de 2009

"Morte no Nilo", de Agatha Christie

Sinopse: Um dos mais famosos casos de Hercule Poirot A tranquilidade de um cruzeiro ao longo do Nilo é ensombrada pela descoberta do cadáver de Linnet Ridgeway. Ela era jovem e bela; e tinha tudo… até perder a vida! Hercule Poirot apercebe-se de que, a bordo do navio, todos os passageiros são possíveis assassinos: pelas mais diversas razões, todos tinham algo a apontar a Linnet. Mas quem terá sido levado ao acto extremo de a alvejar? Ainda que tudo aponte para a mesma pessoa, o detective cedo descobre que naquele cenário exótico nada é exactamente o que parece. Morte no Nilo (Death on the Nile) foi originalmente publicado em 1937, na Grã-Bretanha. A edição americana veria a luz do dia em 1938. O filme homónimo, de 1978, conta com um elenco de luxo, de onde se destacam os nomes de Peter Ustinov (naquela que seria a sua primeira interpretação de Hercule Poirot), David Niven, Bette Davis, Angela Lansbury e Maggie Smith.


Para mim, foi o livro que mais gostei da rainha do policial. Já é um lugar-comum existir um misto de adrenalina e mistério nos seus livros, mas este foi especial, porque acabou de uma forma tão complexa e inesperada que não julgava de todo que pudesse acabar assim. Nas últimas páginas, quando tudo parecia acabado, dá-se uma reviravolta e acaba por haver um homicídio e assassinato!
Para os amantes do género, recomendo a leitura do livro, pois deixa-nos colados até que se desvende o grande mistério que Agatha Christie nos proporcionou.


João

1 comentário:

Anónimo disse...

A propósito de Agatha Christie e outros temas afins, convido você e a todos para conhecerem alguns blogs de minha autoria...

A Casa Torta: O Mundo de Agatha Christie
http://acasatorta.wordpress.com

Cinema é Magia
http://cinemagia.wordpress.com

Somente Boas Notícias
http://somenteboasnoticias.wordpress.com

Televisão é Magia
http://telemagia.wordpress.com

Um abraço e um Feliz 2009.
Tommy Beresford